Gestão e participação escolar uma visão para o sucesso de uma educação efetiva

School management and participation a vision for the success of effective education

Autores

  • Walto Luiz da Silva
  • Rejane Aparecida de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.53504/cpahjv1n5-012

Palavras-chave:

Gestão Educacional, Participação, Desafios, Aprendizagem.

Resumo

Este artigo sobre gestão escolar é uma revisão bibliográfica dos melhores modelos de gestão escolar, onde terá uma parceria entre a instituição e a comunidade onde ela será inserida, alunos, famílias, professores e funcionários que cooperam e que opinam para o sucesso da gestão da escola. Nesta gestão todos têm voz e visam sempre o melhor para a escola. Planejar excelência da gestão democrática e participativa na unidade escolar, trará benefícios para toda a unidade escolar, onde todos ajudam na tomada de decisão, o resultado será efetivamente positivo. Essa tarefa serve para contribuir na implementação das mudanças, ajudando a criar um clima organizacional favorável a toda a comunidade, pois todos ajudam na tomada de decisão.

Referências

BARROSO, João. O reforço da autonomia das escolas e a flexibilização da gestão escolar em Portugal. In: FERREIRA, Naura S. Carapeto (Org). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

DOURADO, Luiz F. A escolha dos dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, Naura S. Carapeto (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FERREIRA, Naura Carapeto. Gestão democrática da educação:

Atuais tendências, novos desafios, 4 ed., São Paulo: Cortez.2003

LACOMBE, Francisco Jose Masset. Recursos Humanos: princípios e benefícios. São Paulo: Saraiva, 205.

LUCK, Heloisa. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 6 ed. Rio de Janeiro: 2002

LÜCK, Heloísa. Planejamento em orientação educacional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar: Introdução crítica. 15ª edição. São Paulo: Cortez, 2008.

Publicado

2021-10-06