Danos Capilares Causados Pela Utilização De Processos Químicos De Alisamento

Hair Damage Caused by the Use of Chemical Straightening Processes

Autores

  • Jackeline Alecrim
  • Kênia Bicalho Vital

Palavras-chave:

Alisamento, Danos capilares, Estrutura capilar, Saúde.

Resumo

A utilização de tratamentos químicos alisantes para a modificação estrutural dos fios vem crescendo muito, uma vez que, historicamente os cabelos são supervalorizados. Alisamentos modificam a estrutura do fio ocasionando danificações na cutícula ou em toda sua fibra atingindo o córtex causando a modificação de suas propriedades químicas e físicas. O objetivo geral deste trabalho foi discutir os danos capilares decorrentes da utilização de processos químicos de alisamento apontando as estruturas capilares de maneira geral, descrevendo os tipos de substâncias químicas utilizada nos processos de alisamento e exemplificando os danos que os produtos alisantes podem causar aos cabelos, a saúde do consumidor e ao profissional aplicador. Este trabalho foi desenvolvido a partir de estudo bibliográfico de literatura já existente e disponível sobre o tema em referência como livros da área de cosmetologia, legislações relacionadas e sites científicos, como: Scielo, Lilacs e Google Acadêmico. O profissional aplicador deve avaliar o tipo de cabelo e após fazer a seleção do produto ideal para cada tipo, e por se tratar de um processo agressivo, devem ser feitos tratamentos de manutenção para fortalecimento dos mesmos. Assim, observa-se a importância do farmacêutico como profissional de saúde avaliando, alertando, criando e informando quanto às fórmulas a serem empregadas, bem como os cuidados pré e pós- procedimento e explanação sobre o prognóstico de riscos e benefícios de maneira simples e de fácil entendimento.

Referências

I. ABRAHAM, Leonardo Spegnol; MOREIRA, Andreia Mateus; MOURA, Larissa Hanauer de; GAVAZZONI, Maria Fernanda Reis; ADDOR, Flávia Alvim Sant’Anna. Tratamentos estéticos e cuidados dos cabelos: uma visão médica (parte 2). Revista Surgical &Cosmetic Dermatology, Rio de Janeiro, v. 1, n. 4, 2009. Disponível em: < http://www.redalyc.org/html/2655/265521015006/> Acesso em: 20 abril,2017..

II. DELFINI, Fernanda Novelli de Almeida. Ativos alisantes em cosméticos. 2011. Trabalho de conclusão de curso (Farmácia) -UNESP, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, São Paulo,2011.

III. DIAS, Tania Cristina de Sá. Análise da ação condicionadoras de substâncias cosméticas adicionadas em alisante capilar a base de tioglicolato de amônio.2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade de São Paulo,2004.

IV. DRAELOS, Zoe Diana. Dermatologia cosmética: produtos e procedimentos. São Paulo: Santos, 2012. 228p..

V. FRANÇA, Simone Aparecida da. Caracterização dos cabelos submetidos ao alisamento/relaxamento e posterior tingimento.2014.Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) -Universidade de São Paulo,2014.

VI. MELLO, Marina dos Santos. A evolução dos tratamentos capilares para ondulações e alisamentos permanentes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Farmácia)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010..

VII. POZEBON, Dirce; DRESSLER, Valderi; CURTIUS, Adilson. Análise de cabelo: uma revisão dos procedimentos para a determinação de elementos traço e aplicações. Química Nova. Santa Catariana, Florianópolis, p.2, fev. 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/qn/v22n6/2588.pdf> Acesso em: 13 set, 2017.

VIII. SANTA BARBARA, Maria Cristina; MIYAMARU, Ligia Luriko; LICHITIG, Jaim. Determinação de basicidade em produtos alisantes de cabelos contendo guanidina e hidróxido de cálcio em sua formulação. Revista Instituto Adolfo Lutz, São Paulo, 66(2):p.176-180, 2007. Disponível em:

<http://periodicos.ses.sp.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0073- 98552007000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt> Acesso: 27 desetembro 2017.

IX. VARELA, Antônio Edson Martins. Um estudo sobre os princípios ativos dos produtos de alisamento e relaxamento de cabelos oferecidos atualmente no mercado brasileiro.2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Cosmetologia Estética) -Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2007.

Downloads

Publicado

2021-10-05